Estes são alguns dos temas mais comuns que, de uma ou outra forma, se colocam à maioria das pessoas em alguma altura da vida. Com estas questões, cruzam-se outras tantas, relativas ao modo como vemos reflectido o nosso valor, que recursos possuímos para manifestar quem somos, como comunicamos, como exprimimos a nossa criatividade, como nos relacionamos connosco e com o mundo à nossa volta.
Subjacentes a estes temas, encontramos crenças – aquilo que se considera ser verdadeiro – e valores – conjunto de normas, preceitos e regras sociais aceites pelo indivíduo e que poderão ser mais ou menos inconscientes. Crenças e Valores são, assim, resultado da forma como, em algum momento, a realidade foi percepcionada através dos sentidos criando uma visão do mundo que irá condicionar atitudes e decisões, bem como influenciar os níveis de bem-estar e as condições fisiológicas pessoais.
O Humanistic Coaching, através de ferramentas específicas, proporciona-nos um modo de trabalhar estes factores, que tanto impacto têm na forma como vivemos o dia-a-dia.
Questionar crenças e valores permite-nos perceber de que forma estes estão a ser capazes de dar resposta a necessidades mais ou menos concretas, de que modo estão a condicionar a observação e compreensão da experiência. A partir daqui, poderemos escolher manter ou traçar novas estratégias que nos coloquem cada vez mais próximos do objectivo – Quem sou eu? Para quê é que eu sou quem eu sou?
Veja também: