Ser mãe, ser pai, é um desafio. Quantas vezes, no meio de choros, birras e desatinos, não bradamos por um manual de instruções que nos ajude a aplicar a fórmula certa, para que a nossa criança corresponda ás nossas expectativas ou, no mínimo, para entendermos a razão do seu comportamento?
Como já deve saber, manual de instruções é coisa que não existe. Pelo menos, não dessa maneira… E, no entanto, a astrologia poderá dar-lhe uma ajuda.
A astrologia para crianças rege-se pelos mesmos princípios que a astrologia para adultos. A criança nasce com o seu próprio mapa natal, que representa a posição dos planetas no céu no momento em que, pela primeira vez, inalou por si mesma o primeiro sopro de ar.
Entre outras coisas, o mapa astrológico da criança irá mostrar-lhe a forma como ela vê o mundo que a rodeia, as suas competências naturais, as áreas de maiores desafios, o modo como vê a sua relação com os pais e eventuais irmãos, bem como a forma como percebe o relacionamento entre a mãe e o pai.
Poderemos antever as suas características pessoais, personalidade, possíveis talentos e tipo de comunicação privilegiada.
O entendimento favorece a orientação, a consistência e a tantas vezes desejada paciência. Ajuda-nos também a agir melhor, por forma a potenciar o desabrochar dos dons da criança com que a vida nos presenteou.
Os insights que a astrologia poderá trazer serão um excelente contributo para facilitar as dinâmicas daquela que é a relação mais profunda que é possível existir entre dois seres.
Vamos agora considerar algumas características do signo solar das crianças, sabendo que, para um mais profundo e completo entendimento, será necessário contemplar todas as informações que só poderão ser fornecidas pelo mapa astrológico.
Aprendendo pela experiência, a sua criança já está a fazer as coisas à sua maneira, antes mesmo que alguém se aperceba. É aventureiro, impulsivo e entusiasta, sempre com vontade de começar coisas novas.
É um líder competitivo, com dificuldade em aceitar regras e conselhos, impaciente e que não gosta nada de ser contrariado. É muito importante que tenha oportunidades para dar saída à enorme quantidade de energia física que possui.
A criança Touro é calma, paciente e persistente, gosta de construir coisas e é capaz de passar horas entretida com os seus brinquedos. Pode ser muito teimosa e zelosa das suas coisas, uma vez que procura segurança através do que possui.
Adora tocar, cheirar, provar, tem um excelente ouvido, gosto pela música e, muitas vezes, uma ótima voz.
Detesta ser apressada, valoriza muito as rotinas e a previsibilidade. Deve aprender a valorizar também as necessidades dos outros.
O seu pequeno tagarela tem uma mente irrequieta e está sempre com vontade de saber mais. Como se interessa por muita coisa ao mesmo tempo, pode ter dificuldade em terminar o que começou.
É um ávido comunicador, gosta de conhecer gente nova e de andar constantemente de um lado para o outro. É importante que aprenda a focar-se para maximizar os resultados da enorme quantidade de informação que é capaz de absorver, bem como aprender a distinguir o trivial do importante.
Uma criança sensível, protetora, tenaz, com imensa imaginação e sentido de humor, atenta às flutuações emocionais dos que lhe são próximos. Gosta verdadeiramente de ajudar.
Tem excelente memória para tudo o que envolva sentimentos. Quando se sente magoada, insegura ou rejeitada, tem tendência a fechar-se na sua concha.
Precisa, desde cedo, aprender a construir a sua própria segurança emocional, até lá poderá melindrar-se e amuar com facilidade, além de ser muito dependente, especialmente da mãe.
Pronto para ser o centro das atenções, generoso, criativo, divertido, corajoso e persistente, o pequeno Leão gosta de frontalidade e detesta ser envergonhado.
Deve aprender a ser um líder benevolente, a deixar de lado a arrogância, a vaidade e a tendência para os dramas. Quando está no seu melhor, é capaz de deixar felizes todos os que estão à sua volta.
Perfecionista, metódica, exigente e trabalhadora, esta criança gosta de ter os cadernos da escola sempre limpos e muito bem cuidados.
Gosta de aprender, sobretudo acerca de coisas práticas e concretas. Tem imensa capacidade e gosto em ajudar os outros. Deve aprender a relaxar e a ser menos obcessivamente exigente consigo mesma.
Charmosa, afetuosa e com vontade de agradar, a sua criança procura ser perfeita e gosta de ver e fazer os outros felizes. Tem um apurado sentido de estética e de justiça, gosta de novidades, festas e amizades com fartura. Deve aprender a saber impor a sua vontade e a confiar nas suas capacidades de escolha para não ficar dependente da aprovação e simpatia dos outros.
Sentimentos fortes e profundos ocupam grande parte do seu espaço mental, fazendo com que se isole e pouco partilhe aquilo que se passa no seu interior. As suas amizades são escolhidas a dedo, mas podem durar toda a vida.
Dotada de uma enorme sensibilidade, tem uma grande capacidade para perceber as necessidades e motivações dos outros. Não esquece com facilidade nem respeita quem brinca com os sentimentos alheios.
A criança Escorpião pode aprender muito sobre si ao observar exemplos de transformação nos ciclos da natureza.
Uma criança espontânea, entusiasta, idealista, sempre em busca de expandir horizontes e descobrir as respostas às suas infindáveis perguntas.
Precisa de liberdade para escolher com quem se relacionar e não permite intromissões que restrinjam a sua capacidade de ir em busca do que quer.
Deve aprender a ser mais ponderada e atenta aos detalhes, a ser mais cuidadosa consigo e a não tirar conclusões precipitadas.
Cautelosa, determinada, responsável e exigente, a sua criança gosta de ser levada a sério, mas pode ressentir-se da leveza com que as outras crianças encaram a vida.
Prática, trabalhadora e ambiciosa, tem normalmente um sentido de humor bastante peculiar. Precisa aprender a libertar-se dos ressentimentos e do pessimismo.
É muito importante que seja acarinhada e saiba que é amada pelo que é e não apenas pelo que faz.
Esta criança aborrece-se com as velhas formas de pensar e fazer as coisas. Valoriza a independência, a liberdade e a originalidade. Intuitiva, tem uma mente lógica e objetiva e pensa em termos de conjunto.
Depois de ter formado a sua opinião, não a muda com facilidade. Ciência, tecnologia e outras disciplinas menos convencionais e voltadas para o futuro são a sua predileção.
Pode ter vários grupos de amigos, cada um com características diferentes, mas que não se misturam entre si. Deve aprender a gerir a impaciência, o radicalismo e a teimosia.
Muito sensível e empática, capta com muita facilidade os estados de espírito dos que estão à sua volta e toma-os como seus.
Gosta de fugir para o seu mundo de fantasia, onde pode ter liberdade para pensar sobre aquilo que realmente lhe importa, mas que por receio de não ser entendida, raramente partilha com os outros.
Criativa, tímida, imaginativa, gentil e sempre desejosa de ajudar, a criança Peixes precisa aprender a distinguir fronteiras e a não se deixar enredar em confusões.
Revista Saber Viver – Outubro 2019
Leia também:
Como conciliar os papéis de Mulher, Mãe e Profissional