A Lua é importante para todos os signos, tão importante que é ela que, muitas vezes, nos permite resolver as aparentes contradições que surgem quando analisamos as características do nosso próprio signo solar astrológico. Se é verdade que todas temos, mais ou menos, as mesmas necessidades básicas, a Lua fala das nossas necessidades específicas e mostra-nos como podemos preenchê-las.
O que é o signo lunar?
Sempre que falamos de sentimentos, hábitos, subconsciente, simpatia e empatia, popularidade, capacidade de adaptação, desejo de intimidade, moods, memória, passado, ciclos, segurança emocional, todas as formas de nutrição, sentido de pertença, vida doméstica e familiar, mãe e maternidade, falamos da Lua.
Como conhecer o seu?
Para sabermos em que signo se encontra a nossa Lua natal, será necessário fazer o mapa astrológico, que não é mais do que a fotografia do Céu, no momento do nosso nascimento, onde estão representadas as posições de cada um dos planetas, bem como do Sol e da Lua. E sim, a hora de nascimento é mesmo fundamental: a Lua movimenta-se cerca de 13 graus por dia, mudando de signo a cada 2,5 dias. Assim, partilhamos o mesmo signo solar com alguém que nasceu no mesmo dia, mas podemos não partilhar com ela o mesmo signo lunar e é a posição da Lua que mostra a diferença no colorido com que ambos vemos a vida.
Características de cada signo lunar
Ignorar ou negar, por muito tempo, aquilo que a Lua representa, acabará por ter consequências nefastas na nossa vida e na qualidade dos nossos relacionamentos.
A posição da Lua no mapa natal – signo, casa e aspetos – mostra-nos a área de vida em que estamos mais sujeitas aos altos e baixos emocionais e ajuda-nos a compreender aquilo que necessitamos para que nos sintamos seguras.
Já sabe qual é o seu signo lunar? Entenda então as suas características.
Conhecer as características do signo lunar permite-nos entrar em contacto e compreender os aspectos mais íntimos da nossa personalidade, aqueles que muitas vezes preferimos esconder, mas que afectam profundamente a forma como nos relacionamos connosco e com o mundo.
A Lua natal em Carneiro
Activa, independente, instintiva e competitiva, é impaciente com as emoções e ferozmente protectora. O medo, a vulnerabilidade, a tristeza e a carência são normalmente dissimuladas pela raiva. Irrita-se com facilidade e tem tendência a agir com rapidez, como forma de sair das situações emocionais. Para construir a sua verdadeira independência, precisa reconhecer e aceitar os seus sentimentos bem como as suas necessidades emocionais, em vez de os tentar combater e ocultar.
A Lua natal em Touro
Prática, sensata, com instinto para ganhar e conservar recursos, protectora e algumas vezes teimosa. Pode comer ou gastar de mais, como forma para aplacar as contrariedades. Precisa sentir-se materialmente segura.
Procure confiar mais em si, nas suas capacidades para explorar os seus recursos interiores e as vertentes menos materiais da vida, desenvolva a flexibilidade e seja gentil consigo mesma.
A Lua natal em Gémeos
Curiosa, inteligente, espirituosa, agitada, comunicativa, esconde-se atrás do riso para não mostrar o sofrimento. As suas emoções estão muito dependentes da qualidade dos seus pensamentos.
Em vez de os racionalizar, aprenda a expressar os seus sentimentos e a analisar os seus pensamentos escrevendo-os ou conversando com quem confie.
A Lua natal em Caranguejo
Sensível, emotiva, temperamental, protectora. Condicionada pelas experiências da infância, pela relação com a sua mãe, pelas crenças e valores formados quando era muito jovem.
Equilibre a vida pessoal e profissional, guarde as boas memórias e construa a sua própria segurança emocional.
A Lua natal em Leão
Calorosa, alegre, charmosa, leal, orgulhosa, generosa, susceptível à crítica, com tendência para o drama e, por vezes, para ser mandona.
Construa formas de expressar a sua criatividade, aprenda a valorizar a sua natureza e as suas qualidades em vez de ficar dependente da aprovação exterior.
A Lua natal em Virgem
Trabalhadora, perfeccionista, competente, hábil, com enorme sentido crítico e atenção ao detalhe. Aprendeu a ser sensata, pelo que não tem muito tempo a perder com flutuações emocionais. Precisa sentir que é necessária.
Aprenda a relaxar, a cuidar de si e a aceitar que nem tudo pode ser perfeito.
A Lua natal em Balança
Sabe instintivamente colocar-se no lugar do outro, é diplomata, pacificadora, atenciosa, preocupada com a forma como se apresenta, com grande sentido estético, mas também indecisa e sempre à procura do equilíbrio. Reprimir as suas necessidades básicas, em busca da harmonia a todo o custo conduzirá à sua dependência e infelicidade.
A Lua natal em Escorpião
Controladora, possessiva, magnética e intensamente emocional, tem medo de ser rejeitada. Existe um grande poder de concentração, análise e transformação. Prefere manter os seus sentimentos ocultos, nomeadamente, culpa e ressentimento. Aprenda a canalizar as suas emoções construtivamente, a perdoar e a libertar-se do que é tóxico.
A Lua natal em Sagitário
Optimista, idealista, expansiva, bem-humorada, aventureira e, algumas vezes, exagerada. Gosta de alargar os seus horizontes e detesta ser contrariada ou sentir-se presa em envolvimentos emocionais que restrinjam o seu sentido de liberdade.
Aprenda a ouvir os seus instintos e a sua intuição, eles irão mostrar-lhe quais e como satisfazer as suas necessidades.
A Lua natal em Capricórnio
Ambiciosa, competente, organizada, disciplinada, trabalhadora e económica. Capaz de adiar a recompensa imediata por objectivos de longo prazo. Tem medo da rejeição emocional e faz depender a sua auto-estima e autoconfiança do reconhecimento e aprovação exteriores. Tem tendência para negar e reprimir as emoções.
Abra-se aos outros, haverá muita gente que irá gostar de si.
A Lua natal em Aquário
Rebelde e carismática, com gosto pelo que é fora do vulgar, futurista e imprevisível. Tem pouca paciência para rotinas e detesta sentir-se presa e vulnerável. Prefere racionalizar e desprender-se das emoções.
Aprenda a deixar de lado a tendência para ser do contra e liberte o seu espírito para exprimir a totalidade da sua individualidade – emoções incluídas.
A Lua natal em Peixes
Sensível, sonhadora, poética, psíquica, criativa e espiritual. É capaz de um enorme sentido de compaixão e de ajuda ao próximo.
Aceite a realidade como ela se lhe apresenta, trabalhe-a a partir daí e evite cair no caos emocional, procurando mecanismos de escape que a levem para outros mundos.
Revista Saber Viver, Setembro 2019
Leia também:
Como viver alinhada com as diferentes fases da Lua
A Lua e a Vénus – Duas faces complementares do feminino
O Fundo do Céu está ligado a temas como a família e as origens