O dia do Equinócio do Outono marca a entrada no signo de Balança. Dia e noite têm o mesmo tamanho. Existe um equilíbrio que é mostrado no símbolo deste signo, onde também é visível que, agora, é o Sol que se põe, deixando lugar a que a noite aumente o seu domínio no ciclo do tempo. Representa também a procura do equilíbrio possível entre o ideal e o real, entre o pensamento e a capacidade de manifestação desse pensamento.
Após a passagem pelo signo de Virgem, passamos a ter consciência de que, por mais que se trabalhe e se dedique, por mais que se desenvolvam técnicas para se ser prático, perfeccionista, produtivo e eficiente, não iremos muito longe se continuarmos fechados no nosso casulo. Em Carneiro iniciámo-nos num percurso pessoal da vida; em Balança transitamos para uma estrutura social.
Balança é, à semelhança de Touro, regido pela Vénus, a Deusa do Amor. O seu posicionamento no mapa astrológico reflecte aquilo que gostamos e valorizamos. Aqui ela é a casamenteira do zodíaco, procurando trazer beleza ao mundo através do equilíbrio e da harmonia. Podemos ver o seu sentido estético representado em todas as formas de arte bem como no modo como gere os equilíbrios nos relacionamentos humanos, por meio das leis e dos diversos códigos de conduta.
Balança tem receio de voltar a estar sozinha e, por isso, desenvolve uma enorme capacidade para criar experiências conjuntas, sejam elas festas, reuniões, exposições, parcerias, sociedades ou casamentos.
A sua identidade reflecte-se e é reflectida através do outro, que muitas vezes idealiza, o que o pode levar a relações de dependência.
Balança precisa aprender a ter a iniciativa, a coragem e a confiança de Carneiro se quiser sair dos relacionamentos, já que as suas noções de beleza e paz entram em conflito com a desarmonia das discussões. Ainda assim, precisa de mais tempo do que os outros signos para se decidir: Saturno, o Senhor do Tempo e do Carma, tem um papel muito activo neste signo, fazendo valer o princípio das correctas relações humanas e a necessidade de tempo e ponderação para encontrar as decisões mais harmoniosas, com cuidado para não ferir nem ser injusto.
Sendo o signo por excelência polarizado para os relacionamentos, Balança valoriza a liberdade e a independência interior. Como signo de Ar, precisa estar sempre em movimento e essas características permitem-lhe criar as condições para aparecer onde quer e relacionar-se com quem quer.
Tem uma capacidade inata para descobrir talentos nos outros e coordenar esses talentos para o benefício de todos.
Características positivas:
Temperamento optimista, é bem-intencionado, charmoso, sentimental, afectuoso, com gosto por todas as formas de beleza, procura agradar e ver os outros felizes.
Pensa e comunica de forma elegante, é atraído por novidades, é criativo, estimulante, tem boas capacidades de cooperação mediação e persuasão e procura ser perfeito no que faz.
Em dificuldade:
Inconstante, apático e rabugento. Desanima com facilidade, é indeciso, irrealista, superficial, volúvel. Indiferente, reprime sentimentos, tem dificuldade em entrar em conflitos e em se comprometer.
Procura a paz a qualquer custo, (podendo ser manipulativo) e acaba dependente da simpatia dos outros e do mundo que o rodeia.
Leia também:
Estar só não é egoísmo, é responsabilidade