Fogo, Terra, Ar, Água. Na Astrologia, os quatro elementos simbolizam 4 diferentes manifestações da Energia Primordial, energias que podem ser divididas em activas ou afirmativas / yang (Fogo e Ar) e passivas ou receptivas / Yin (Terra e Água). Observamos que os signos traduzem também esta classificação, pelo que existe maior tendência para que os signos de Fogo e Ar sejam mais impulsivos e espontâneos e os signos de Terra e Ar sejam mais cautelosos e reservados
Assim, pessoas em cuja carta astrológica exista predominância do elemento:
Fogo
Têm normalmente uma grande intensidade emocional, são muito imaginativos, cheios de vontade de viver, sempre prontos a apaixonarem-se por pessoas, situações ,possibilidades e oportunidades, a aventurar-se e descobrir coisas novas, impacientes, frontais e confiantes nas suas capacidades. Excelentes a resolver emergências.
Precisam de se sentirem estimuladas a correrem riscos e a viverem desafios. As rotinas, a monotonia, a previsibilidade são algo que evitam a todo o custo. Vivem orientados para o futuro.
Excesso de Fogo pode manifestar-se como brusquidão, arrogância, egocentrismo, falta de sentido prático e de cautela quanto à segurança.
Carência de Fogo pode observar-se na falta de coragem e autoconfiança, estagnação, falta de entusiasmo perante a vida, bloqueio e depressão.
Signos de Fogo – Carneiro, Leão, Sagitário.
Terra
Dotados de grande sentido prático, paciência, persistência e autodisciplina. O domínio dos 5 sentidos dá-lhe boas ferramentas para se sentirem à-vontade no mundo material, pelo que podem ser muito determinados quanto à busca de segurança. Gostam de ter tempo para ponderar as situações, pelo que não se sentem muito confortáveis a tomar decisões por via da inspiração.
Tendencialmente reservados, cautelosos e conservadores, não se lançam em aventuras sem terem os riscos controlados. O seu mote poderia ser “pés na terra” e “ver para crer, como S. Tomé”.
Excesso de Terra – Falta de imaginação, vistas curtas, conservadorismo excessivo, avareza.
Carência de Terra – Dificuldade em perceber o que fazer da sua vida, podendo haver uma fuga que mais não é do que a tentativa de não ter de lidar com o lado prático e objectivo da realidade e as responsabilidades inerentes à vida quotidiana.
Signos de Terra – Touro, Virgem, Capricórnio
Ar
Tendencialmente afáveis e sociáveis, caracterizam-se também por terem boas capacidades de mediação, diplomacia e habilidade em para gerar conexões.
Mentalmente muito vivas e curiosas, impulsivas e distraídas, têm um jeito especial para a partilha de ideias e para a criatividade mental e estão permanentemente em busca de factos e informação que lhes permita fazer mais e mais pontes, idealmente, dentro de um esquema ordenado e racional de pensamento.
Tem a percepção de que tudo está ligado entre si pelo simples facto de que todos respiramos do mesmo ar, pelo que tem desenvolvido um grande sentido de colectividade.
Excesso de Ar – Impessoalidade, fanatismo, hiperactividade mental, dogmatismo, crítica destrutiva, perda de contacto com a realidade, muita teoria e utopia e falta de sentido prático. Pode isolar-se no mundo da mente e descuidar-se com as necessidades do corpo.
Carência de Ar – Dificuldade em se relacionar com outras pessoas, falta de objectividade e capacidade de reflexão, dificuldade em se colocar em causa ou em exercer sentido crítico.
Signos de Ar – Gémeos, Balança, Aquário
Água
Sensibilidade, vulnerabilidade, afectos, intimidade, profundidade, intuição, imaginação. Sem imaginação as características do Ar nunca se fariam presentes. Energia criativa, a Água representa a força anímica e primordial que gera, nutre a apoia a vida.
As emoções estão intimamente ligadas às motivações e este Elemento trata de garantir que nos mantenhamos motivados a fazer acontecer.
Excesso de Água – Instabilidade emocional, emoções fora de controlo, dificuldade em estabelecer limites adequados, deixando-se ficar susceptíveis e vulneráveis às influências quer do exterior quer do seu caus interior.
Carência de Água – Falta de empatia, incapacidade para aceder aos seus próprios sentimentos, “coração duro como pedra”, desconfiança acerca do que pode ser conhecido através da intuição, medo de não ser capaz de lidar com o sofrimento.
Signos de Água – Caranguejo, Escorpião, Peixes
Na análise de um mapa astrológico, é sempre necessário observar a predominância da energia destes Elementos (p. ex., alguém do signo de Carneiro pode ter predominância de um outro qualquer elemento que não o Fogo), e de outros dados (planetas, casas, aspectos), pelo que as suas características não seguirão exactamente aquelas atribuídas ao seu signo solar.
Leia também:
Lua e Vénus – duas faces complementares do feminino
A relação entre o Ascendente, a Casa 1 e o Planeta Regente